A janela Filezilla Site Manager é onde você configura cada conexão do servidor. Aqui seu nome de usuário será exibido, no entanto, sua senha ficará oculta.

Para recuperar suas senhas ocultas, abra o menu Arquivo e clique em Exportar …

Marque a caixa “Exportar entradas do Gerenciador de sites” e clique em OK.

Para simplificar, salve o arquivo na pasta Documentos com o nome FileZilla.xml padrão.

 

Agora saia do Filezilla e navegue até a pasta Documentos no Windows. Abra FileZilla.xml usando o Notepad ou outro leitor de textos puros.

 

Todos os seus nomes de usuário e senhas agora estarão visíveis no arquivo XML aberto.

  • Os nomes de usuário estão na linha do usuário (procure por ‘User’).
  • As senhas estão na linha de acesso (procure por ‘Pass’).

 

Agora nós vamos decodificar o senha. Para fazer isso, vamos fazer uso da ferramenta de Codificação / Base64 decodificação tem na seção de Ferramentas Online. Clique sobre este link.

Seu uso é muito simples. Na campo “Write or paste your content here”, cole a senha que você copiou do arquivo FileZilla.xml. Em seguida, pressione o botão Decode. Depois disto, a verdadeira senha já decodificada irá aparecer em texto puro para sua conexão.

Agora você já tem em mãos o usuário (user) e a senha (pass) em texto puro.

Desinstalar Office nativo do Windows 10

Ao adquirir um computador de fabricantes conhecidos, muitas vezes nos deparamos com outros aplicativos instalados que não queremos utilizar obrigatoriamente, como é o caso do Office que vem nativo em algumas instalações do Windows 10. Assim, aprenderemos aqui como desinstalar esse software que nem sequer aparece na lista de aplicativos instalados no Windows, mas está lá, presente mesmo sem aparecer no gerenciador de arquivos e programas.

Se estiver logado no Windows como usuário padrão será necessário abrir o PowerShell como Administrador. Para isso é necessário ter um usuário e senha de Administrador para executá-lo com permissões para modificação! Caso seja administrador da máquina ok, vai consegui sem necessidade de fazer nada.

01 – Clique com o botão direito do mouse no botão iniciar do Windows 10 e selecione a opção “Windows PowerShell (Admin)“.

02 – No PowerShell, digite o comando abaixo e tecle [ENTER]:

Get-AppxPackage -name “Microsoft.Office.Desktop” | Remove-AppxPackage

03 – O procedimento pode levar alguns minutos! Quando o PowerShell voltar com a linha de digitação, use o comando abaixo para verificar se o Office foi realmente desinstalado;

Get-AppxPackage -name “Microsoft.Office.Desktop”

Caso não apareça nenhuma informação adicional, significa que você removeu o Office com sucesso. Basta fechar a janela do Windows PowerShell e reiniciar o PC.

Por admin / OfficeWindows 10 / / 0 comentário

 

Em algumas situações (não são em todas, mas geralmente no Windows 10), mesmo após o Microsoft Office 2016 ter sido ativado, essa janela insiste em solicitar uma ativação que não existe mais. O procedimento a seguir elimina essa mensagem que causa transtornos nos usuários do aplicativo. Mas atenção: O PROCEDIMENTO A SEGUIR NÃO ATIVA O OFFICE. Só elimina a mensagem.

1 – Clique em iniciar e na caixa digite “regedit”

2 – Clique com o lado direito do mouse sobre o mesmo e clique em Executar como Administrador

3 – Na janela aberta, siga as “subpastas” conforme o caminho abaixo clicando nas setas de cada uma até chegar na pasta OEM.

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Office\16.0\Common\OEM

4 – Quando chegar na pasta OEM clique nela com botão direito, e escolha “Exportar”, dê um nome e salve em algum lugar como na Área de trabalho (Desktop)

5 – Depois clique com o botão direito na pasta OEM e escolha excluir.

6 – Repita o mesmo procedimento com a segunda linha:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Office\16.0\Common\OEM

7 – Quando chegar na pasta OEM clique nela com botão direito, escolha “Exportar”, dê um nome e salve em algum lugar como na Área de trabalho (Desktop).

8 – Depois clique com o botão direito na pasta OEM e escolha excluir nessa também.

9 – Reinicie o computador e teste o aplicativos do Microsoft Office. Se tudo foi feito corretamente, a mensagem não aparecerá mais.

Por admin / BiosLeNovo / / 0 comentário

LeNovo Ideapad – acessando a bios

Para os modelos 310, localize na lateral do dispositivo ao lado da saída de áudio (Jack 3.5) um orifício. Dentro desse minúsculo buraco que só pode ser acessado com um clipe de papel, há um botão que ao ser pressionado com o computador desligado, inicia um pequeno menu de boot com algumas opções, dentre elas o acesso ao setup do equipamento. Lembrando novamente que o menu só inicia com o computador estando desligado. O botão inicia a máquina. Segundo alguns especialistas, esse é o chamado pela Lenovo de “botão-novo”.

Já para os modelos 320, o princípio é o mesmo com a diferença que o “botão-novo” fica entre o leitor de cartão de memória e o led que indica que o PC está ligado na lateral esquerda do notebook.

Para que a tecla NUM LOCK já esteja desabilitada durante a inicialização da máquina, é preciso alterar uma entrada do registro do windows.

A Entrada: “HKEY_USERS\.Default\Control Panel\Keyboard\InitialKeyboardIndicators”
pode assumir 8 posições (segue abaixo), mas setando-a com “0” (zero) todas as 3 teclas especiais ( NUM LOCK, SCROLL LOCK, CAPS LOCK) ficam desabilitadas.

As três teclas desativadas
0 As três teclas desativadas
1 CAPS LOCK ativada
2 NUM LOCK ativada
3 CAPS LOCK e NUM LOCK ativadas
4 SCROLL LOCK ativada
5 CAPS LOCK e SCROLL LOCK ativadas
6 NUM LOCK e SCROLL LOCK ativadas
7 As três teclas ativadas

Essa dica é muito útil nos notebooks que algumas vezes inicializam com NUMLOCK ativo ocasionando erro de senha no login, uma vez que a maioria dos usuários de notebook não utiliza a função do teclado numérico e por isso não se dá conta de sua existência.

Se quiser criar um script em VB para adicionar essa função nas políticas de grupo (GPO) para ser executado na inicialização das máquinas, use o código abaixo:

WScript.regwrite “HKEY_USERS\.Default\Control Panel\Keyboard\InitialKeyboardIndicators”, “0”,”REG_SZ”

 

Créditos para Rutênio Dantas no seu site.

Resolução do problema nas motherboards PCWARE IPMH61R1, R2 e R3 que "insistem" em dar a mensagem CMOS Setting Wrong durante a inicialização. A solução do problema resolve a questão da mudança de linguagem da BIOS que fica fixa em English mesmo quando se efetua a troca no Setup  .

  1. Entra no Setup (F2 ou Del)
  2. Na tela que aparece, mudar para a opção Advanced (última opção na cor cinza à direita da tela).
  3. Teclar em F3 e confirmar (Carregar Configurações Otimizadas)
  4. Após, teclar em F4 e confirmar (Salvar e Sair do Setup)
  5. Ao reiniciar o equipamento, entrar novamente no Setup.
  6. Alterar a linguagem para "Português", a data e as demais informações que julgar conveniente.
  7. Novamente teclar F4 e confirmar (Salvar e Sair do Setup)
  8. Reiniciar o equipamento e checar se o problema foi resolvido.
  9. Se o problema persistir, checar a carga da bateria de CMOS. Se estiver "vencida", substituir.

Se ainda sim o problema persistir, levar a motherboard para um técnico de sua confiança para verificar o rompimento de trilhas na placa. Dependendo da gravidade do dano, pode ser consertado com um "jump" ou não ter mais conserto, condenando a placa-mãe em último caso à substituição.

OBS.: Essa solução não foi testada em outros modelos de placa-mãe do mesmo fabricante, mas pode ser que funcione da mesma forma.

Nossos “amigos” pendrives vez em quando apresentam um erro que impede que sejam formatados ou reparticionados, inclusive dentro do Gerenciamento do Computador (mais precisamente no Gerenciador de Discos) do Windows.

Mesmo usando ferramentas específicas para particionamento, nem sempre conseguimos ter o resultado esperado. Já houve casos de técnicos descartando (jogando no lixo) bons pendrives por não conseguirem reparticionarem os mesmo.

O tutorial abaixo permite que as partições dos pendrives que se apresentam “presas” possam ser excluídas, criadas e redimensionadas.

Primeiramente abra o “cmd” como Administrador
1. digite: “diskpart”
2. depois: “list disk”. Aparecerá uma lista com os discos conectados no computador, inclusive o disco C, normalmente identificado como disco “0” (zero)
3. Selecione o disco ou o pendrive a ser reparticionado com o seguinte comando: “select disk X” (onde X é o número do disco ou pendrive que vc quer reparticionar)
4. digite: “clean” (pra zerar as partições do disco selecionado)
5. assim todas as partições daquele disco estarão excluídas
6. feche a janela do “cmd”

O restante do procedimento é indicado pelo Luciano Gusso no site PTI conforme abaixo:

  1. O primeiro passo a fazer é abrir o Gerenciamento do Computador. No Windows 8/8.1, clique com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo do Windows e depois clicque em Gerenciamento do Computador (pode ser também na opção Gerenciamento de Disco, abrirá uma tela mais simplificada).pendrive1
  2. Abrirá a janela referente ao Gerenciamento do computador.pendrive2
  3. Na coluna de opções à esquerda, clicar em Repositório e depois selecionar a opção Gerenciamento de Disco. Caso tenha clicado em Gerenciamento de Disco entre as opções do Windows, irá abrir esta tela de dispositivos sem a coluna de opções situada à esquerda.Reparem que na coluna da direita, na parte de cima, aparecem os dispositivos que estão acessíveis ao uso e na parte de baixo todos os dispositivos que estão conectados no PC (mesmo os que não estão acessíveis). Observe que o pendrive aparece mas está como não alocado, isto é, não há uma partição ativa nele.pendrive3
  4. Agora vamos clicar com o botão direito do mouse sobre este dispositivo não alocado (no caso o pendrive) e depois clicar em Novo Volume Simples.pendrive4
  5. Abrirá a janela para auxiliar na criação de uma nova partição e etão clicaremos em Avançar.pendrive5
  6. Na tela seguinte, é para definir o tamanho a alocar no dispositivo. Serve também se quiser criar mais de uma partição para o dispositivo. Definido o tamanho, clicaremos em Avançar.pendrive6
  7. Na sequência, podemos definir a letra  que terá esta unidade e, após selecionar a letra, clicaremos em Avançar.pendrive7
  8. Agora definimos o tipo da partição do volume. Como aqui no meu caso o pendrive é pequeno, de apenas  4 GB, vou deixá-lo como FAT32, mas para os que possuem uma unidade maior, pode selecionar NTFS. Depois informe o nome para esta unidade e em seguida clique em Avançar. Como não é a primeira vez que estou trabalhando com este pendrive, posso deixar marcada a opção Executar em formatação rápida, mas caso você esteja adicionando um novo HD ao computador, sugiro não fazer formatação rápida.pendrive8
  9. Ao clicar em Avançar, aparecerão todas as configurações que você deixou para este dispositivo. Conferindo se está tudo correto, clique em Concluir para começar a criar a partição e a formatação deste dispositivo.pendrive9
  10. Está pronto! Reparem na imagem a seguir que o dispositivo está ativo e agora aparece entre os disponíveis para o uso. Dependendo da configuração do sistema, ao finalizar a criação da partição e a sua formatação, abrirá a janela do Explorer dentro deste dispositivo.pendrive10

 

Obrigado, Luciano Gusso… 🙂

 

 

Verifique se tem o driver atualizado da controladora de vídeo.
Se tiver, vá em Gerenciador de Dispositivos, clique em cima de Monitores (não na controladora de vídeo) e mande desinstalar o driver do monitor. Marque a opção de remover o driver e depois da desinstalação, mande o Windows procurar por alterações de Hardware. Pode ser necessário reiniciar o equipamento.
Após isso o controle deslizante de brilho reaparecerá e voltará a funcionar.

Erro: \BOOT\BCD

Três métodos para reparar a inicialização do Windows quando o erro na inicialização é o \BOOT\BCD.

 

Método 1: Reparo de Inicialização do Windows Recovery Environment (WinRE)

============================================

1. Insira o disco de instalação do Windows 7 na unidade de disco e, em seguida inicie o computador.

2. Pressione uma tecla quando aparecer a mensagem indicando “Pressione qualquer tecla para iniciar a partir de CD ou DVD …”.

3. Selecione um idioma, uma hora e moeda, e um teclado ou método de entrada e clique em Avançar.

4. Clique em Reparar o computador.

5. Na caixa de diálogo System Recovery Options, escolha a unidade de instalação do Windows “doente” e clique em Avançar.

6. No Sistema de Recuperação de caixa de diálogo Opções, clique em Reparar o computador.

7. Clique no sistema operacional que você deseja reparar e clique em Avançar.

8. No Sistema de caixa de diálogo Opções de Recuperação, clique em Startup Repair.

 

Método 2: reconstruir BCD

============================================

1. Insira o disco de instalação do Windows 7 na unidade de disco e, em seguida inicie o computador.

2. Pressione uma tecla quando aparecer a mensagem indicando “Pressione qualquer tecla para iniciar a partir de CD ou DVD …”.

3. Selecione um idioma, uma hora e moeda, e um teclado ou método de entrada e clique em Avançar.

4. Clique em Reparar o computador.

5. Na caixa de diálogo System Recovery Options, escolha a unidade de instalação do Windows “doente” e clique em Avançar.

6. Na caixa de diálogo System Recovery Options, clique em Prompt de Comando.

7. Digite Bootrec / FIXMBR e pressione ENTER.

8. Digite Bootrec / FIXBOOT e, em seguida pressione ENTER.

9. Digite Bootrec / RebuildBcd e, em seguida pressione ENTER.

 

Método 3: Usar o Ambiente de Recuperação do Windows (WinRE) para executar a restauração do sistema

============================================

1. Insira o disco de instalação do Windows 7 na unidade de disco e, em seguida inicie o computador.

2. Pressione uma tecla quando aparecer a mensagem indicando “Pressione qualquer tecla para iniciar a partir de CD ou DVD …”.

3. Selecione um idioma, uma hora e moeda, e um teclado ou método de entrada e clique em Avançar.

4. Clique em Reparar o computador.

5. Na caixa de diálogo System Recovery Options, escolha a unidade de instalação do Windows “doente” e clique em Avançar.

6. Na recuperação do sistema caixa de diálogo Opções, clique em Restauração do Sistema.

7. Siga as instruções do Assistente de restauração do sistema, como de costume e escolha o ponto de restauração apropriado.

8. Clique em Concluir para restaurar o sistema.

 

Crédito das dicas: tslayer

OFRIS – PROTEÇÃO DO LINUX (CONGELAR)

Quando instalamos o Linux em casa ou em empresas, ao criarmos os usuários, os mesmos tem acesso aos espaços de trabalho de forma ilimitada que podem ser destruídos pela inexperiência pois os recursos de personalização não podem ser desabilitados.
Já no Windows é possível você bloquear as personalizações via política de grupo e evitar que a imagem padrão do sistema sofra alterações pelos usuários, o que dificulta a manutenção. Além disso pode ser usado um software que "congele" o sistema (como por exemplo o Deep Freeze ou o GoBack). Assim o usuário pode fazer todas as alterações em sua área de trabalho que, ao reiniciar o PC tudo volta a ser o que era (como uma restauração do sistema). Até os documentos gerados pelo usuário e o histórico de navegação são apagados, mantendo o sistema sempre limpo e seguro.
Infelizmente não existe uma versão do Deep Freeze para Linux, mas há um software similar que funciona muito chamado OFRIS.
Para baixá-lo e instalar basta abrir o terminal (CTRL+ALT+T) como usuário root e executar (ou copiar e colar) os seguintes comandos:

# wget -c ufpr.dl.sourceforge.net/project/dafturnofris-id/dafturn-ofris- en/dafturn-ofris-1.9.05-en/dafturn-ofris-1.9.05-en.tar.gz

# tar -vzxf dafturn-ofris-1.9.05-en.tar.gz

# cd dafturn-ofris-1.9.05-en/

# chmod +x dafturn-ofris.sh
Finalmente, após instalado, acesse a configuração com este comando:

# sudo ./dafturn-ofris.sh

O menu traduzido:

1. congelar o sistema somente para o usuário corrente
2. congelar o sistema para um usuário específico
3. congelar o sistema para todos os usuários
4. descongelar o sistema
5. visualizar status
6. Sair

Para "congelar" um único usuário do sistema, digite 2 e tecle ENTER. Será solicitado o nome do usuário que deseja congelar o registro, onde nome do usuário = login do usuário (não é o nome de exibição).
Sempre após congelar o usuário é necessário sair e reiniciar o sistema. Já para descongelar isso não é necessário.
O OFRIS é usado para congelar os usuários "aluno" e "professor" nos computadores dos Laboratórios de Informática de escolas locais que usam o Linux Educacional e funciona perfeitamente bem.