Dependendo do seu ambiente, talvez seja necessário limpar o computador com mais (ou menos) frequência do que outros. O local do computador é um item importante a considerar: manter seu computador no chão permite que a poeira, os cabelos, as células da pele e as partículas do tapete entrem mais facilmente dentro do gabinete. Mas se você mantiver seu computador acima do chão, por exemplo, em sua mesa, as partículas são menos propensas a ganhar acesso dentro de seu computador.
Se você fuma perto de seu computador, cinzas de cigarro e produtos químicos podem se acumular dentro dos ventiladores (coolers) de seu equipamento e em outros lugares. Livrar seu computador dessas partículas pelo menos a cada 6 meses pode aumentar o desempenho do seu computador e consequentemente a vida útil das peças que o compõe.
Se você é um dono de um animal de estimação, não há como negar a presença de pelos que se soltam do seu pet derramados e que ficam no chão. O interior do seu computador é muito propenso a obstrução de pelos também.
Não é incomum comer ou beber ao lado de seu computador, mas esteja ciente de que você deve limpar o computador e seus periféricos com mais frequência se você o fizer. Teclados e mouses são os periféricos que mais "sofrem" com os restos de alimentos ou bebidas.
Dito isso, se você se considerou "culpado" de qualquer ato ou ambiente mencionada nos parágrafos anteriores, recomendamos a limpeza de seu computador a cada 3 a 6 meses. Verifique sempre se o computador começar a ficar mais quente do que o habitual e mostrar lentidão no processamento. Talvez seja a hora do seu "amigo" ganhar uma limpeza e continuar proporcionando segurança por mais tempo.